terça-feira, 9 de março de 2010

FELIZ NATAL CRIANCINHAS DO MUNDO

FULGOR do SONHO

O TEU 1° BLOGUE

(continua na barra lateral nas páginas 2 e seguintes)



nid de grive musicienne

 

Le nid

(extrait)

Arbres hospitaliers ! prêtez-leur vos ombrages ;
Sur eux avec amour penchez vos bras amis :
Non, par moi vos secrets ne seront point trahis.
Et seule, chaque jour, rêvant dans ces bocages,
Je viendrai visiter sous vos légers feuillages,
L'asile où j'ai compté quatre faibles petits.


Rouxinol







história da carochinha

                      



               Era uma vez uma linda carochinha, que encontrou cinco réis enquanto varria a cozinha.

               Com o dinheiro, foi comprar uns brincos, um colar e um anel, pôs-se à janela e perguntou?

               - Quem quer casar comigo?

               Passou um burro e respondeu:

               - Quero eu!

               - Como te chamas?

               - Chamo-me im om, im om, im om.

               - Eu não gosto de ti porque tens uma voz muito feia.

               A carochinha voltou a perguntar:

               - Quem quer casar comigo?

               Passou um cão e respondeu:

               - Quero eu!

               - Como te chamas?

               - Ão, ão, ão.

               - Eu não gosto de ti porque tens uma voz muito grossa.

               A carochinha voltou a perguntar:

               - Quem quer casar comigo?

               Passou um gato e respondeu:

               - Quero eu!

               - Como te chamas?

               - Miau, miau, miau.

               - Eu não gosto de ti porque tens uma voz muito fina.

               A carochinha voltou a perguntar:

               - Quem quer casar comigo?

               Passou um rato e respondeu:

               - Quero eu!

               - Como te chamas?

               - Chamo-me João Ratão.

               - Tu sim, tens uma voz bonita, quero casar contigo.

                A carochinha e o João Ratão casaram e foram muito felizes.

                Porém, certo dia, a carochinha disse ao João Ratão que estava na hora de ir à missa.

                O João Ratão, que era muito guloso, disse que não podia ir porque estava doente.

                A carochinha, que fazia a refeição, disse-lhe então que não mexesse no caldeirão.

                Depois da carochinha sair, logo o João Ratão foi espreitar o caldeirão.

                Espreitou, espreitou e trum, deu um grande trambolhão e caiu no caldeirão.

                Quando a carochinha chegou, procurou, procurou o João Ratão mas não o encontrou.

                Muito aflita, a carochinha entrou na cozinha, viu o João Ratão caído no caldeirão e disse:

                Ai o meu João Ratão, que caiu no caldeirão! Ai o meu João Ratão, morreu cozido e assado no caldeirão!

   


Joyeux Noël les ENFANTS



FELIZ NATAL

Um sonho de Natal
na noite funda
de diferente azul
o olhar da criança
vê o mundo
dum modo especial
tudo é amor e festa ou alegria...
ou deveria ser
porque na palha a criança que nascia
quer fosse um Deus
quer filho da Mulher
na distância dos tampos acendia
uma outra forma de ver
Marília






Menino da Beira-Mar

Menino da beira-mar
De búzio na mao estendida
Que mundos no teu olhar
Que luz, que sombra, que vida.

Chegas o búzio ao ouvido
Atento escutas o mar
Menino de olhar perdido
estás vivo, sabes sonhar

Caminhando pela praia
ágil em total nudez
Levas a cabeça cheia
De contos. Era uma vez...

Menino da beira d'água
Partilha o búzio comigo
Vamos lutar contra a mágoa
Meu menino meu amigo.



                                                                                        Marília Gonçalves

Sem comentários: